terça-feira, 2 de setembro de 2008

Heiko Bleher preso no Brasil!!!

Eu estava pensando em como iniciaria as postagens aqui no Monstrolândia... Mas depois de ver isso no Xylema, não tinha como não postar aqui.

O Heiko Bleher é uma sumidade, isso é indiscutível... Mas nada justifica o que o cara fez, na minha opinião. Segue abaixo a notícia, retirada integralmente do Xylema.net com autorização do Alex:

"Não adianta, parece impossível para o mundo compreender que o Brasil é um país. Ainda perdura vergonhosamente a imagem de que aqui é uma terra que qualquer um entra, faz o que quer, pega o que quer e sai sem dar a menor satisfação. Mas as coisas estão mudando um pouco, sem querer entrar no mérito político da questão, algo precisa ficar claro: Respeito ao Brasil, as suas fronteiras e as suas Leis.

O respeitado e mundialmente conhecido pesquisador Alemão radicado na Itália, Heiko Bleher, foi preso dia 29/08 quando tentava embarcar para Europa no aeroporto Eduardo Gomes, em Belém do Pará . O pesquisador foi alvo de uma ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, IBAMA, e da Polícia Federal. Na sua bagagem foi apreendido material de origem biológica coletado e transportado sem autorização dos orgãos reguladores. Conforme noticiado o material compreendia tecidos fixados de diversas espécies de peixes ornamentais ainda não conhecidos da ciência.

A situação poderia ser só mais um caso, não fosse a arrogância com a qual o pesquisador usou para justificar seus atos, ele disse: "...sou pesquisador do mundo, nao preciso de licença!" O Brasil nunca foi e nem é contrário a pesquisa e desenvolvimento, além da popular reclamação da buocracia existente nos processos de licenciamento, existe o interesse ofical de que o conhecimento gerado pelo patrimônio brasileiro seja compartilhado pelos brasileiros, e esta é uma das grandes razões pelas quais empresas multinacionais e pesquisadores tentam de todas as formas evitar os processos de licenciamento oficiais. O hábito de pegar e sair sem dizer nada... É um mau hábito que precisa e deve ser combatido.
Heiko Bleher trabalha em conjuto com diversas empresas e laboratórios de pesquisa e possui publicações em vários periódicos científico, suas publicações são muito bem referenciadas pela qualidade de informação textual e fotográfica únicas. Confira o site:


Aqua Press


A família Bleher tem um longo histórico de pesquisa e divulgação da fauna e flora Brasileira, são respeitados mundialmente pela comunidade científica e pelos hobistas de todo o mundo, mas isso em hipótese alguma os deixa acima de qualquer lei.


Agradecimentos ao Henrique Anatole pelo link. "

Não sei o que me chateia mais nessa estória toda... Se é a postura do Heiko Bleher em relação ao Brasil e à nossa legislação (o fato em si) ou se é a decepção em ver um cidadão por quem eu tinha grande admiração se portar dessa forma (o ato). Acho que os dois... Mas eu duvido MUITO que isso ocorresse na Austrália, pois o argumento de que é um "pesquisador do mundo" e acima de qualquer lei não teria muita consistência por lá, e graças a Deus não tem respaldo por aqui também. Independente da obra e da vida do Heiko, a prisão foi totalmente correta e absolutamente merecida.

Deixando de lado minha chateação, lembro que lei nenhuma nos proíbe de fazer alguma coisa, é verdade, mas as leis estabelecem normas e condutas aceitáveis perante a sociedade e punições para quem transgride essas normas. Temos o direito de escolher se cumprimos nossa obrigação e respeitamos as leis ou se infringimos as leis e sofremos as conseqüências de nossos atos. Simples assim.

Saudações.

2 comentários:

Heiko Bleher disse...

Boa noite,

aqui fala Heiko Bleher, e so gostaria de informarlos, que Henrique esta espalhando uma falsa (mentirosa) informacao a respeito do que eu dize, eu simplesmente dize nada. NUNCA foi arrogante nem falei com uma so palavra que eu so. E muito menos que so o maior pesquisador do mundo. E ainda muito menos que eu nao preciso ter permisso.

Ao contrario, eu tenho permisso de pesca, e o material de peixes mortos nao serve a nada mais do que identificacao das especies.

A parte disto nao tem (nao existe) na Lei Ambiental do Brasil uma prohibicao para o transporte de peixes mortos. (Qualquer um pode ler).

Acima de toda a mentira que tem no momento no Internet e nas medias, e o fato que a IBAMA esta escrevendo coisas falsas, nao verificadas. A IBAMA nao tinha NADA a ver com o ato de ser preso (para 3 dias e meios) SOMENTE a Federal fez isto e depois (do dia 30.) informou a IBAMA, sendo que esta so si pronuncio depois de ter lido isto...

Tambem que eles (a IBAMA nem a Federal) estao me procurando a muito tempo e uma mentira, que sabem sempre quando eu estou aqui (esta escrito em toda internet há muitos anos), nao existe nem um segredo. Mas para as medias e mais interessante de dizer que estao me procurando ha muito tempo. Afinal e tudo so porque alguem que ganhar uma medalha... (e o Governo mais dinheiro, porque esta *protegendo* a biodiversidade... o que devia fazer em vez na protecao ambiental, o que não acontece...). Isto e a Federal, e naturalmente agora a IBAMA tambem. Mas sao tao ignorante que dizem que capturei especies novas, mas nao sabem e nao fizerao nemuma identificação or verficacao, so agora, nos próximos dias (talvez) que na INPA vai ser feito. E peixes prohibidos nao tem.
Isto e para o momento tudo para sua informação, para nao seguir fazendo os erros dos outros e espalhar mentiras das medias.
Nunca fiz mao, nunca fiz alguma coisa que nao ajudasse o Brasil e o mundo da natureza e acredito que catologisei muitas espécies deste planeta fazendo conhecer o mundo muito da Biodiversidade (principalmente aquatica) e possivelmente mais do que qualquer um, sem ter lucro disto (fora das minhas publicacoes e palestras).
Abraco
Heiko Bleher

Daniel Machado disse...

Alguns breves comentários acerca da postagem que foi assinada por "Heiko Bleher"...

"Ao contrario, eu tenho permisso de pesca, e o material de peixes mortos nao serve a nada mais do que identificacao das especies.

A parte disto nao tem (nao existe) na Lei Ambiental do Brasil uma prohibicao para o transporte de peixes mortos. (Qualquer um pode ler).
"

Quem possui uma licença de pesca e não a porta fere a legislação... Assim como seria se fosse a carteira de habilitação. Deve estar de posse do cidadão, sendo o documento original.

Quanto ao transporte de peixes mortos, há restrições, sim. O acesso ao patrimônio genético de animais e plantas nativos do Brasil só é permitido quando devidamente licenciado. Vale salientar ainda que o transporte de espécimes provenientes da pesca ilegal é um crime devidamente tipificado na lei, para o qual são previstas as mesmas sanções aplicáveis à pesca ilegal.

"Acima de toda a mentira que tem no momento no Internet e nas medias, e o fato que a IBAMA esta escrevendo coisas falsas, nao verificadas. A IBAMA nao tinha NADA a ver com o ato de ser preso (para 3 dias e meios) SOMENTE a Federal fez isto e depois (do dia 30.) informou a IBAMA, sendo que esta so si pronuncio depois de ter lido isto...

Tambem que eles (a IBAMA nem a Federal) estao me procurando a muito tempo e uma mentira, que sabem sempre quando eu estou aqui (esta escrito em toda internet há muitos anos), nao existe nem um segredo. Mas para as medias e mais interessante de dizer que estao me procurando ha muito tempo. Afinal e tudo so porque alguem que ganhar uma medalha... (e o Governo mais dinheiro, porque esta *protegendo* a biodiversidade... o que devia fazer em vez na protecao ambiental, o que não acontece...). Isto e a Federal, e naturalmente agora a IBAMA tambem.
"

Essa idéia é equivocada... Ambos os órgãos têm função de fazer cumprir a legislação em vigor no Brasil, e trabalham em conjunto freqüentemente. Se na hora da prisão somente a Polícia Federal o abordou, isso é um detalhe.

Quanto à "procura", está havendo novo equívoco... Eu suponho que as reportagens mencionem uma longa investigação, da qual normalmente o investigado sequer imagina.

"Mas sao tao ignorante que dizem que capturei especies novas, mas nao sabem e nao fizerao nemuma identificação or verficacao, so agora, nos próximos dias (talvez) que na INPA vai ser feito. E peixes prohibidos nao tem."

Será que esta informação não foi dada por alguém do INPA? Eu prefiro esperar a posição oficial antes de opinar. E nem todos são "ignorantes" nos órgãos públicos, não se iludam.

Ah, mesmo sendo peixes de coleta permitida, o que infringe a lei nesse caso é o modo de coleta e transporte, sem o devido licenciamento. Apesar de serem peixes "não-proibidos", são provenientes de pesca ilegal.

"Isto e para o momento tudo para sua informação, para nao seguir fazendo os erros dos outros e espalhar mentiras das medias.
Nunca fiz mao, nunca fiz alguma coisa que nao ajudasse o Brasil e o mundo da natureza e acredito que catologisei muitas espécies deste planeta fazendo conhecer o mundo muito da Biodiversidade (principalmente aquatica) e possivelmente mais do que qualquer um, sem ter lucro disto (fora das minhas publicacoes e palestras
)."

Ninguém afirmou que o Sr. Heiko Bleher fez "mal" nem negou sua contribuição à ciência e ao conhecimento da biodiversidade, inclusive brasileira. O problema nesse caso é o desrespeito à legislação brasileira, ou segundo alguns à soberania nacional. Ao desconsiderar as leis e o governo, não se pode dizer que está "ajudando o país", concorda?

"Sem ter lucro" é algo arriscado de se afirmar... Ou será que ainda acreditamos que essas espécies novas, desconhecidas e maravilhosas são simplesmente coletadas, reproduzidas e distribuídas aos criadores do mundo todo? Com certeza quem cuida dos peixes deve ser o Papai Noel ou o Coelhinho da Páscoa.

Saudações.